Affichage de 25 résultats

Notice d'autorité

Universidade Federal Fluminense - UFF

  • Collectivité
  • A Universidade Federal Fluminense foi criada em 1960 com o nome de Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFERJ). Originou-se da incorporação das Escolas Federais de Farmácia, Odontologia e Direito (1912), Medicina (1926) e Medicina Veterinária (1936); agregou outras cinco, das quais três eram estaduais, a saber: Enfermagem (1944), Serviço Social (1945), Engenharia (1952), e outras duas, particulares, Ciências Econômicas (1942) e Filosofia (1947). Após serem federalizadas e incorporadas, essa união passou a ser denominada Universidade Federal Fluminense.

Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

  • Collectivité
  • Fundada em 23 de dezembro de 1960.

A Universidade Federal de Juiz de Fora foi criada em 23 de dezembro de 1960, por ato do então presidente Juscelino Kubitschek. A Cidade Universitária foi construída no ano de 1969, local onde permanece até os dias atuais. Segunda universidade federal do interior do país a ser criada – atrás apenas da de Santa Maria (RS) – a instituição se formou a partir da agregação de estabelecimentos de Ensino Superior de Juiz de Fora, reconhecidos e federalizados.

Medicina, Engenharia, Ciências Econômicas, Direito, Farmácia e Odontologia foram os primeiros cursos. Em seguida, foram vinculados Geografia, Letras, Filosofia, Ciências Biológicas, Ciências Sociais e História. Cursos oferecidos nas modalidades de licenciatura foram distribuídos entre as diversas unidades do campus.O curso de Jornalismo foi criado e veio a se constituir em um dos Departamentos da Faculdade de Direito. Na década de 70, com a Reforma Universitária, a UFJF passou a contar com três institutos básicos: Instituto de Ciências Exatas (ICE), Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL). Em 1999, uma nova unidade foi criada: o Centro de Ciências da Saúde, onde passaram a funcionar os cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Medicina. Em 2006, foram criados o Instituto de Artes e Design (IAD) e a Faculdade de Letras (Fale).

Robson Luis Machado Martins

  • Personne
  • 1991-1994: Graduação em História (Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil); 1995-1997: Mestrado em História (Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil); 2017-2021: Doutorado em História Comparada (Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil).

Pós-Doutorado (PPPD) Núcleo de Estudos de População "Elza Berquó" (Nepo) 2022/23 da UNICAMP; Doutor em História Comparada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UFRJ (2021); Mestre em História Social do Trabalho pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP(1997); possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense - 1994 (Bacharelado e Licenciatura).

Matthias Röhrig Assunção

  • Personne
  • 1977-1979: Mestrado em História (Universidade de Paris VII, PARIS VII, França); 1983-1990: Doutorado em História (Freie Universitaet Berlin, FU, Alemanha).

Professor titular de História na Universidade de Essex, Inglaterra, desde 2014, onde ensina História da América Latina e História do Brasil.

Formação: Licenciatura e mestrado em História pela Universidade de Paris VII - Diderot, licenciatura em Germanistica pela Universidade de Paris VIII - Vincennes, Diploma em Estudos da América Latina pelo Institut des Hautes Etudes de l'Amérique Latine, Universidade Paris III - Sorbonne Nouvelle e doutorado em História pela Freie Universität Berlin.

Martha Campos Abreu

  • Personne
  • 1976-1979 Graduação em História (Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil); 1981-1987 Mestrado em História (Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil); 1990-1996 Doutorado em História (Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil).

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979), mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (1987) e doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Foi professora visitante na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), em 2018 e 2019, e na Georgetown University, em 2020. Em 2022 tornou-se pesquisadora visitante na Faculdade de Formação de Professores da UERJ.
Foi uma das coordenadoras, ao lado de Monica Lima, do projeto curatorial do Museu de Território na Pequena África/RJ para o Instituto de História e Cultura Afro-brasileira (IHCAB).
Realizou também projetos ligados à História pública da escravidão, como filmes de pesquisa, memoriais expositivos e roteiros de visitação.

Résultats 1 à 10 sur 25