Keila Grinberg

Área de identificação

Tipo de entidade

Pessoa

Forma autorizada do nome

Keila Grinberg

Forma(s) paralela(s) de nome

  • GRINBERG, Keila
  • Grinberg, Keila

Formas normalizadas do nome de acordo com outras regras

Outra(s) forma(s) de nome

identificadores para entidades coletivas

Área de descrição

Datas de existência

1989-1993: Graduação em Bacharelado em História (Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil); 1989-1993: Graduação em Licenciatura em História (Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil); 1997-2000: Doutorado em História (Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil). Keila Grinberg nasceu no Rio de Janeiro em 1971.

Histórico

Graduou-se em história pela Universidade Federal Fluminense (UFF), na qual concluiu também o doutorado em 2000, após um período como estudante visitante na Universidade de Maryland, nos Estados Unidos. Em 2002, tornou-se professora do Departamento de História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e, desde 2004, é pesquisadora do CNPq.
Desde os tempos da iniciação científica, Keila se dedica ao estudo da história da escravidão no Brasil, com ênfase para as estratégias jurídicas utilizadas pelos escravos para conseguir a liberdade ao longo do século XIX. Esse foi o tema de seu primeiro livro, Liberata, a lei da ambiguidade (Relume Dumará, 1994), resultado de sua monografia de fim de curso da graduação, e também de sua tese de doutorado, O Fiador dos Brasileiros: escravidão, cidadania e direito civil no tempo de Antonio Pereira Rebouças (Civilização Brasileira, 2002).
Foi pesquisadora do CNPq entre 2004 e 2021 (bolsa de produtividade, nivel 1) e Cientista do Nosso Estado da FAPERJ (2018-2020). Foi Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ (2010-2012) e pesquisadora de várias edições do PRONEX (Faperj/CNPq). Foi pesquisadora visitante na University of Michigan (2007), Roberta Buffet Visiting Professor in International Studies na Northwestern University (2009), Tinker Visiting Professor na Universidade de Chicago (2015-2016) e Andrés Bello Chair in Latin American Cultures and Civilizations na New York University (Spring 2018).

Locais

Endereço Profissional:
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Ciências Humanas, Departamento de História.
Av. Pasteur, 458
Urca
22290-240 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 25411839
Ramal: 2013
URL da Homepage: http://www.unirio.br/historia

Estado Legal

Funções, ocupações e atividades

Professora Titular do Departamento de História e Diretora do Center for Latin American Studies da Universidade de Pittsburgh. É Professora Titular licenciada do Departamento de História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
Suas atividades de pesquisa e orientação de alunos são desenvolvidas no âmbito do Núcleo de Documentação, História e Memória (Numem) e do Centro de Estudos do Oitocentos, grupo formado por pesquisadores de várias universidades do Rio de Janeiro e de Minas Gerais dedicado a realizar projetos coletivos de pesquisa sobre o século XIX.
É Doutora em História do Brasil (Universidade Federal Fluminense, 2000, com estágio (bolsa-sanduíche) na Universidade de Maryland at College Park, 1998-1999), com pós-doutorado pela University of Michigan (2011-2012) e pela New York University (2017-2018). É professora do Programa de Pós-Graduação em História da UNIRIO e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTORIA), do qual foi vice-coordenadora local e da rede nacional (2014-2017).

Entre seus principais livros estão "Liberata: a lei da ambiguidade" (RJ, Relume Dumará, 1994), O Fiador dos Brasileiros: escravidão, cidadania e direito civil no tempo de Antonio Pereira Rebouças (RJ, Civilização Brasileira, 2002) e Slavery, Freedom and the Law in the Americas, com Sue Peabody (Boston / NY, Bedford Books, 2007), e a organização da coleção Brasil Imperial (RJ, Civilização Brasileira, 2009), com Ricardo Salles. Dedica-se à redação de livros de divulgação de História para o grande público e coordena, com Hebe Mattos e Martha Abreu, o projeto digital de História Pública Passados Presentes: memória da escravidão no Brasil (www.passadospresentes.com.br).

Mandatos/fontes de autoridade

Estruturas internas/genealogia

Contexto geral

Seus principais campos de estudo são História do Brasil Imperial, Escravidão no Brasil e no Mundo Atlântico, Ensino de História, História Publica e Humanidades Digitais.

Área de relacionamentos

Área de pontos de acesso

Ocupações

Área de controle

Identificador de autoridade arquivística de documentos

Identificador da entidade custodiadora

Regras ou convenções utilizadas

Estado atual

Nível de detalhamento

Mínimo

Datas de criação, revisão e eliminação

Idioma(s)

  • português do Brasil
  • inglês
  • espanhol
  • francês
  • hebraico

Sistema(s) de escrita(s)

Notas de manutenção

  • Área de Transferência

  • Exportar

  • EAC